quarta-feira, 10 de março de 2010

O impacto da TI nas organizações

Para os alunos de Admininstração:
1. Apresente exemplos de impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro;
2. Identifique negócios que só existem hoje em dia por conta do revolução da TI;
3. Quais competências o Administrador precisa ter para realizar a gestão dessas inovações provocadas pela TI?

Todos os alunos devem postar respostas a todos esses questionamentos, lembrando que isso deve ser embasado em pesquisas na internet e em conhecimentos prévios. Bom trabalho!

23 comentários:

Taciana Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Jorge o trabalho era em equipe, então porque pesquisas e respostas individuais? Rubens

AtléticoCB disse...

Jorge nossa equipe é:
Ana Luiza, Edilma Pereira e José Rubens. Nosso Tema: "Meios de Pagamento"

Valéria Núbia disse...

Jorge nossa equipe é:
Daiane Pricila, Maria Mickelly, Vanderlea e Valéria Núbia, com o tema "Internet Banking"

Steffanie Carvalho disse...

Professor, nossa equipe é:
*André
*Rosicléia
*Steffanie
Tema: "B2C" - Business to Consumer

ivanessa disse...

O impacto da TI nas organizações


Estar conectado à rede mundial de computadores representa ao mesmo tempo uma desvantagem (pela maior exposição das informações), mas, também uma grande vantagem pela agilidade, redução degastos de armazenagem e custos das transações, permitindo ainda que a organização enxergue melhor o mercado e possa reagir mais rapidamente às oscilações de oferta e procura. Ela não só sustenta as estratégias de negócios existentes, mas também permite que se viabilizem novas. Embora apenas alguns sub-aspectos da função da TI sejam destacados (Redução de custos, agilidade na tomada de decisão, aumento de produtividade, etc) a verdadeira finalidade da TI é a competitividade e o fornecimento de um recurso poderoso para criação, combinação e
sustentação da vantagem competitiva para as organizações.
Os impactos prováveis impactos futuros da TI serão na desumanização contínua e acelerada do ser humano,onde a máquina ocupa cada vez mais o lugar da máquina podendo haver uma segregação do homen do seu trabalho.
Podemos tomar casos como o Google, Submarinos ou a GOL que ao alinharem as estratégias de TI e de Negócio tiveram êxito incontestável mostrando que o planejamento e posicionamento adequado é o mais importante para atingirmos o objetivo, ou seja, sermos eficazes.
Em um mundo, cada vez mais competitivo e globalizado, é praticamente impossível imaginar uma empresa que não tenha a tecnologia da informação como infra-estrutura básica e suportede seus processos de negócio e desenvolvimento. Na verdade, com a constante evolução e o barateamento das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) acentua-se entre as empresas a paridade no acesso de equipamentos e programas, fazendo com que, de certa forma, todos os competidores tenham a possibilidade de acesso à mesma evolução tecnológica. O fator competitivo passa a ser o conhecimento e as competências das pessoas de cada organização. Dessa forma, muitas organizações perceberam a importância de ações sistemáticas facilitadoras para identificar, desenvolver, compartilhar, utilizar e reter o conhecimento.O papel do administrador seria o de educar os atores de sua empresa quanta a importancia de se aliar a revolução da TI.




Por :Ivanessa.Felipe e Gilney
Serra Talhada,18 de março de 2010
FSI-Bach. em Administração-3º Periodo
UFRPE-UAST

Valéria Núbia disse...

1º questão
Com a tecnologia da informação o Comércio passa a ter uma comunicação eficiente, deixando para trás a antiga necessidade de haver uma aproximação entre seus membros, concentrando-se na expansão de seu mercado e mantendo sólido o objetivo de sua própria existência. Além da redução de custos e da comodidade que é oferecida aos clientes, entre outros benefícios que vão revolucionar o comercio em geral. Este tipo de comercio só vem a acrescentar e facilitar a vida de todas as pessoas, com sua constante evolução, a tecnologia da informação tende a cada vez mais aumentar as oportunidades que as empresas têm de crescer, e de tornar mais cômoda a vida dos consumidores.
2º questão
Os novos modelos de negocio são lojas virtuais, Corretora de Transações, Corretora de Informações, E-marketplace, Provedora de Conteúdo, Provedora de serviços on-line, Comunidade Virtual, portais onde estes fornecem ao cliente novas formas de atendimento, produtos, informações, preços, etc. que vão facilitar a vida dos consumidores.
3º questão
Para realizar a gestão da tecnologia da informação é imprescindível a um administrador possuir conhecimentos técnicos a cerca da tecnologia da informação, além de habilidade para lidar com os serviços que esta vos oferece, tendo também em seu currículo talento, experiência e atitude para lidar com as situações que lhe são impostas em conseqüência do uso dessa tecnologia.

Por :Valéria Núbia
Serra Talhada,19 de março de 2010
FSI-Bach. em Administração-3º Periodo
UFRPE-UAST

Unknown disse...

1) O aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação (TI) -reunião do computador com a televisão e as telecomunicações -, tem provocado contínuas mudanças, promovendo o surgimento de negócios cada vez mais ousados. E em meio a essa avassaladora trajetória da TI - que transita entre “anjo e demônio”-, a oportunidade de novos negócios apresenta-se como um fator preponderante para empreendedores que a vêem como uma fonte de extrema relevância capaz de melhorar a competitividade, uma vez que, o impacto da TI foi tão forte que produziu uma intensa aceleração, ou seja, a informação e a comunicação passaram a ser instantâneas e em tempo real, ocorrendo também, uma acelerada interligação dos mercados.
Tal aceleração possibilitou a expansão de negócios apoiados pela grande quantidade de usuários do mundo on-line, ainda mais exigentes e que contam com a força das palavras e um único clic, capaz de transmitir uma mensagem rapidamente para uma lista de e-mails, visto que a opinião de um cliente pode ser transmitida a milhares de pessoas com o auxílio da internet.
Sem contar, é claro, que surgimento das empresas virtuais, reduziu despesas, maximizou a receita e dispensou a utilização de prédios. Além disso, a conectividade possibilitou a tele-reunião e a teleconferência -por exemplo -, levando-se em conta também, a facilidade proveniente da internet e dos demais combustíveis utilizados pelas empresas, tais como: intranet, extranet, telemarketing, etc.
Com a TI, organizações sofreram brutais reduções de tamanho e o ingrediente computador, diminuiu o excesso de papelório com o armazenamento de informações em arquivos eletrônicos, reduzindo também a quantidade de móveis, possibilitando assim, uma melhor utilização do espaço.
Na internet ainda, o consumidor produz mensagens e contribui para discussões, sendo que as fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes foram quebradas, assim como, proprietários e compradores se conectam entre si, dispensando intermediários.
É evidente que a TI tende a aperfeiçoar-se cada vez mais, e quem sabe futuramente os negócios virtuais, por exemplo, ocupem de modo permanente as atividades empresariais, monopolizando e tornando a humanidade cada vez mais submissa, fazendo com que os negócios tradicionais fiquem perdidos no passado, em um mundo de coisas obsoletas.
Bom... Talvez seja uma hipótese bem radical, mas, que não elimina o fato de que ninguém sabe até onde vai a TI. Afinal, nesta nova era mais informado e poderoso é o usuário, na medida em que a TI se direciona e aponta para novos horizontes onde não existem fronteiras para negócios e conhecimentos.

Por: Mª Solange Nunes de lima.
Serra Talhada, 20 de março de 2010.
FSI-Bach. em Administração/3ºperíodo.
UFRPE-UAST

Unknown disse...

2) O desenvolvimento da TI trouxe consigo uma considerável lista de negócios que passaram a exigir novos modelos de profissionais capazes de perpetuar essa sentença. E assim, diversos são hoje os negócios que auxiliam e facilitam a vida do homem, tais como: comércio eletrônico (leilões on-line, lojas on-line, telenegócio - que tem como base o teletrabalho-, escritório virtual, empresa virtual, empregado virtual); o telemarketing; a robótica – que intensifica os estudos da Inteligência artificial -; a realidade virtual – que cria cenários tridimensionais, atuando em diversas áreas (militar, educação, avaliação de projetos com protótipos virtuais); entretenimento e é claro, jogos com realidade virtual. Ressaltando ainda, os sistemas especialistas que são programas de computador projetados para “capturar” e usar o conhecimento “doado” ao longo da vida por profissionais especialistas em determinados assuntos, para que suas especialidades, avanços e descobertas permaneçam mesmo após sua morte.
Os negócios que envolvem os grandes filmes de Hollywood – sobretudo os de ação e ficção científica – também acompanharam a evolução da TI, visivelmente presente na trilogia Matrix.


Por: Mª Solange Nunes de Lima.
Serra Talhada, 20 de março de 2010
FSI-Bach. em Administração-3º período
UFRPE-UAST

Unknown disse...

3) O Administrador é a pessoa responsável pelo desempenho de seus liderados e que precisa estar em constante aprimoração. É o elo fundamental que permite e auxilia a manutenção e permanência da organização frente às constantes mudanças. E para se manter nessa posição, é relevante fazer uso das inúmeras competências necessárias para garantir o desempenho das atividades.
E embora tenha uma racionalidade limitada, é imprescindível raciocinar de todas as formas possíveis, tomando as decisões que melhor satisfaçam as necessidades da empresa, pois, observar e enxergar o todo e as partes simultaneamente é fundamental para alcançar o objetivo maior, nessa era informatizada onde reina a TI.
Entretanto, pensar no futuro também inclui servir seus subordinados, identificando e satisfazendo suas necessidades, assim como motivá-los para a busca e o alcance do objetivo comum. Tirar os trabalhadores da zona de conforto, apresentando os benefícios e a poderosa importância da TI é vital, procurando ainda, analisar e compreender a diversidade de opiniões e atitudes.
Outro fator indiscutível, é a compreensão profunda da profissão associada a compreensão referente a trajetória e importância as TI, representando um passo essencial para o ramo de negócios do administrador. Mas, para isso, é de extrema importância sair do ócio, pois, ficar preso a vulnerabilidade e a estagnação só tende a complicar a situação, diante de todo esse processo evolutivo, proporcionado pela era da informação.

Por: Mª Solange Nunes de Lima.
Serra Talhada, 20 de março de 2010
FSI-Bach. em Administração-3º período
UFRPE-UAST

Fabíola Silva disse...

O impacto da TI nas organizações
(RESPOSTAS)

1. Apresente exemplos de impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro;
R=Atualmente as empresas possuem um Banco de Dados que organiza seus clientes e atende cada um de acordo com a sua especificidade. Tudo em tempo real e com agilidade.
A tecnologia possibilita o alcance mundial no mercado, dessa maneira, satisfaz demanda global, em pouco tempo e com agilidade, tornando em empresas eficazes. No caso de sites, as empresas podem estar próximas do consumidor, sem ser necessário empregar um número significativo de funcionário, ou mesmo, colocar filiais em locais distintos, para alcançar a clientela.
Outra facilidade é o cartão de crédito, que torna possível uma variedade de compras.


2. Identifique negócios que só existem hoje em dia por conta da revolução da TI;
• Equipamentos de telecomunicação, como celulares telefones;
• Empresas de computadores e agregados;
• Lojas online;
• Cursos a distância online;
• Exames médicos específicos endoscopia, entre outros;
• Livrarias virtuais;
• Vendas de paisagens aéreas;
• Venda de ingressos;
. Venda de serviços bancários;
• Venda de softwares e hardwares.

3. Quais competências o Administrador precisa ter para realizar a gestão dessas inovações provocadas pela TI?
R= Primeiramente é essencial, que o administrador tenha uma noção básica de informática, e vontade de aprimorar seu conhecimento tecnológico , só assim, será possível realizar um bom trabalho.Outra característica é ser um empreendedor,um visionário e um inovador.

Unknown disse...

1. Apresente exemplos de impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro;

Resp.A TI alterou drasticamente a realização do trabalho, já que sua utilização está disseminada nos vários ambientes, tendo grande capacidade de moldar e transformar as organizações. Há uma clara evidencia de que é possível avançar e modernizar rapidamente, quando se utiliza um enfoque baseado em tecnologia para acessar informações. Porém, toda escolha sempre gera um ponto positivo e outro negativo, e a TI não é diferente. A principal mudança ou impacto ocorre no trabalhador repercutindo no seu trabalho, que antes era manual e agora torna-se eletrônico, abstrato. Isso provoca mudanças em todos os ambientes, alterando a estrutura da organização e sua relação com o trabalhador.

2)Identifique negócios que só existem hoje em dia por conta da revolução da TI;

Resp: As empresas estão inseridas em ambientes competitivos que se transformam a todo instante, exigindo que estas tenham um ritmo acelerado para acompanhar tamanhas transformações, com isso as empresas procuram por TI que tragam vantagens competitivas. Como:
·Lojas Virtuais (comercio eletrônico)
·Sites de Marketing
·Compras pela Internet
·Sites de entretenimento
·Teleconferências
3)Quais competências o Administrador precisa ter para realizar a gestão dessas inovações provocadas pela TI?

Resp: Há dois motivos primordiais que levam as organizações investirem na TI , a satisfação do cliente e a competitividade. Então, para o administrador gerir essas inovações ele necessita ter um leque de habilidades e uma capacidade de manipular e controlar o ambiente, sistematizar dados de maneira eficaz. Tendo também como principal função, está sempre antenado nas novas mudanças da TI .

Por :Ana Luiza Silva Pereira
Serra Talhada,20 de março de 2010.
FSI-Bach. em Administração
3º Periodo
UFRPE-UAST

Taciana Lima disse...

1. Apresente exemplos de impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro.
Com o advento da globalização o mundo competitivo vem cada vez mais tomando espaço, esse ambiente turbulento, que se transforma a todo instante com uma velocidade alucinante, exige das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações. E é justamente por essa busca por competitividade, através de redução de custos e ganhos de produtividade, que as organizações procuram cada vez mais por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva. Todo esse arsenal de inovações produz ‘impulsos’, estes se apresentam das mais variadas formas gerando ciclos como os impactos das novas tecnologias no trabalho que ocasionam mudanças em diversas variáveis como:
 Conteúdo e natureza das tarefas;
 Pressões e ritmo de trabalho;
 Interação entre os operários;
 Quantidade de operários;
 Distribuição e localização dos operários; Horários e duração das jornadas;
Essas novas tecnologias podem provocar alterações sobre o nível de emprego, stress e satisfação no trabalho, além de exigir novas habilidades do trabalhador. Nota-se, também, mudanças na gerência, com um controle maior de seu desempenho. Além do choque no desemprego que é relativo, visto que pode diminuir a quantidade de operários devido à automatização de tarefas, ou a falta de conhecimento à cerca do manuseio da tecnologia, contudo pode também gerar oportunidades em novos ramos, antes pouco explorados. Numa organização, por exemplo, há uma maior integralização entre os Departamentos devido ao monitoramento através dos sistemas e vários outros setores que se modificam de maneira positiva e/ou negativa, tendendo a fortalecer-se, visto a “extrema” importância e dependência da tecnologia da informação frente ao setor mercadológico e até mesmo pessoal. O grande desafio daqui em diante será o promover a ampla circulação de informações, conhecimentos e idéias em toda a organização sem naufragar no oceano de dados. E sem permitir diferentes formas de dominação e exclusão.

Taciana Lima disse...

2. Identifique negócios que só existem hoje em dia por conta da revolução da TI.
 Cadastros informatizados e em rede (saúde, educação, assistência social).
 Sistemas georreferenciados de planejamento de prestação de serviços (controle de matrículas escolares).
 Sistemas de monitoramento físico-territorial.
 Integração de sistemas( Integração interorganizacional e Internet como ambiente integrador)
 Transações digitais
 Interatividade com usuários
 M-gov e M-business: uso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless) e
telefones celulares.
 Educação à distância
 Gerenciamento eletrônico de documentos (GED). E etc.

3. Quais competências o Administrador precisa ter para realizar a gestão dessas inovações provocadas pela TI?
Antes de tudo para conseguir êxito e uma posição de destaque no mercado nos dias atuais o Administrador necessita de flexibilidade e versatilidade, para uma melhor adaptação as condições presentes, dentro disso está o constante aperfeiçoamento pessoal e profissional que consiste na busca prática do termo “profissional conectado”, dessa forma seus métodos de trabalho e informações jamais estarão obsoletas.
O conhecimento é sem dúvida a melhor estratégia de sobrevivência, através dele na maior parte do tempo se adquire as habilidades humanas de manipular, controlar e impor-se sobre o ambiente. Essa constante atualização que irá propiciar melhores chances em qualquer ambiente profissional, além de que segundo Morgan (1996), o poder associado ao controle da tecnologia torna-se mais visível nas confrontações e negociações que envolvem a mudança organizacional ou quando os grupos estão tentando melhorar seus destinos dentro da organização.


Material de apoio:

PERSPECTIVAS E IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS - José Carlos Vaz
http://www.polis.org.br/download/104.pdf
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ruth/cap3.htm
OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
UMA VISÃO POLÍTICA - LUIZ GONZAGA RIBEIRO NETO

Por:Taciana F. de Lima
3°p administração
20 de março de 2010
UFRPE/UAST - FSI

Ps: Tentei de todas as formas enviar por arquivo, contudo não consegui. Desculpas!

Unknown disse...

1- As organizações estão cada vez mais utilizando a Tecnologia da Informação como ferramenta de competividade, a mesma deixa de ser apenas um apoio as atividades produtivas para tornar-se parte integrante delas. A intensificação dessa evolução tecnológica, tem exigido das organizações uma reestruturação de seus modelos e um realinhamento da função de seus Sistemas de Informação. A TI está mudando a maneira das organizações trabalharem. Ela está afetando todo o processo de criação de produtos, está remodelando o próprio produto: A embalagem, o serviço e as informações que as organizações fornecem a seus clientes e também a natureza de competição das mesmas.
Porém para a empresa sobreviver no mercado da comunicação e da informação não basta ser rica em tecnologia da informação é preciso ter competência para lidar com as informações disponíveis. E futuramente onde o impacto da TI só tende a aumentar, o sucesso será alcançado por aqueles que conseguirem utilizarem com criatividade o poder da TI para resolver questões estratégicas dos negócios.

2- Com a revolução da TI surgiram vários novos negócios que antes não eram encontrados no mercado, como:
* Vendas em lojas virtuais (Com todos os tipos de produtos);
* Mercados em rede;
* Comunicação de fornecedores entre si e de fornecedores com seus clientes, através da inter e da intranet;
* Sites de pesquisa e entretenimento(google e yahoo);
* Cursos superiores a distância;
* Mini-cursos on-line gratuitos;
* Produção de download para baixar arquivos de estudos, músicas, arquivos, etc;
* Produção de blog's.

3- Com a evolução da tecnologia em nível acelerado o administrador necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade emergente de mudar a sua maneira de observar o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação e requalificação profissional. Diante de toda essa mudança as empresas não mais precisam de profissionais somente técnicos e sim de pessoa voltados para o processo de interpretação, elaboração e transformação. O administrador atual deve lidar com essas mudanças, inovaçõs, lidando competentemente com pessoas em todos os níveis de poder e ainda deve procurar obter a qualificação profissional, através de cursos, que o profissional atual necessita ter.

Por : Edilma Pereira de Oliveira
Serra Talhada,21 de março de 2010.
FSI-Bach. em Administração
3º Periodo
UFRPE-UAST

Referências: - SANTINI, Abigail Ribeiro. Gestão de Projetos da Tecnologia da Informação - Diferencial Competitivo. http://www.ogerente.com.br.
- LIMA, Solange Moreira Dias de. O Perfil do administrativo do presente, face as novas Tecnologias da Informação. htpp://www.portaldomarketing.com.br

E-learning disse...

Sem sombra de dúvidas a TI se tornou fundamental nos dias atuais para a sobrevivência das empresas no mercado futuro, forçando-as a aderir e acompanharem o ritmo das suas transformações. A TI possibilitou uma agilidade no processo produtivo das organizações, uma vez que facilita a comunicação e o processamento de todos os tipos de dados. Alguns especialistas na área, tem a visão de TI como um recurso estratégico que pode proporcionar vantagem competitiva entre as organizações, sendo assim a que ficar a merce dessas inovações perde espaço nos negócios.
Exemplos de negócios que só existe hoje em dia por conta do revolução da TI são empresas que atuam no Comércio eletrônico, telemarketing, etc.
Nessa nova situação o administrador precisa manter-se informado sobre as mudanças e buscar conhecimento para aplicar em sua empresa o que for trazer benefícios para sua maximização de lucros.

Anônimo disse...

Impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro

As empresas tem adotado a terceirização dos serviços de desenvolvimento de sistemas, assim dedicam-se mais à sua atividade-fim (core-business). Pequenas empresas nem tanto, apenas pagam serviços e aluguel de software. Uma grande quantidade de organizações enfrenta hoje muita perda de energia em Gestão devido à complexidade em lidar diretamente com o assunto Informática, Tecnologia da Informação. Vários problemas e fracassos surgem devido ao choque de complexidade entre as naturezas do Negócio e o da Tecnologia, o que pode gerar muitos dissabores administrativos. A automação está cada vez mais responsável pela sustentação e evolução empresarial, é estratégica. Desde um simples estabelecimento comercial até uma grande multinacional enfrentam problemas com o mundo da tecnologia. Aos tecnólogos faltam os elementos básicos para entender o que significa as políticas de uma organização. Salvo aqueles analistas maduros experientes que passaram por outras funções, as demais profissões tem o papel fundamental em guiar a automação que sustenta a atividade do negócio. Nas grandes corporações há quem diga que as coisas estão funcionando muito bem, mas certamente gastam consideravelmente para chegar ao objetivo de automatizar os seus processos. Algum outro centro de custo arca com a conta de TI porque projetar, desenvolver e sustentar sistemas é uma ação constante. De forma geral as organizações primam por desenvolver ou adquirir sistemas, aplicações caras ou baratas, pequenas ou robustas, a maioria sem a integração corporativa, compartilhada e necessariamente integrada, o que diminui o ciclo de vida do sistema. O aperfeiçoamento tecnológico é entendido como um processo constante e contínuo. A realidade, porém, mostra que há períodos de atividades intensas de mudanças e longos períodos de adaptação e utilização regular da nova tecnologia. Na realidade verifica-se que este padrão descontínuo de mudança pode produzir importantes benefícios:

* O momento no qual uma tecnologia é introduzida na organização é considerado o mais susceptível para efetuar mudanças que, se explorado adequadamente, pode trazer grandes resultados;
* Os responsáveis pela implantação de mudanças podem, além de aumentar os conhecimentos organizacionais, aprimorar seus objetivos de eficiência utilizando o período de adaptação existente entre os períodos de mudanças;
* Revendo periodicamente a adaptação, os problemas podem ser mais facilmente tratáveis e as mudanças tornam-se mais atrativas e passíveis de serem

Empresas que utilizam TI em serviços ou em produtos ou processos:

· Utilizam em processos de venda e em seus aparelhos:

Motorola, Nokia , Sony Ericsson, LG Electronics, Philips, Siemens, Toshiba, Samsung, LG, Toshiba, Ericsson, Nokia Siemens, Ponto-com/web services Amazon, ebay, Google , Microsoft, Yahoo!


· Serviços de produção eletrônica:

Celestica, Elcoteq, Flextronics

· TI serviços

Fujitsu, LG Semicondutores Samsung, Intel, Nvidia, Adobe, Apple, McAfee, Microsoft, Nintendo, Samsung SDS, Sega, Sony , Telecom 3, Sprint, Nextel , Telefónica , Vodafone Apple, HP, IBM, NEC, Sun.

Anônimo disse...

As competências mais desejadas no gestor de TI

Conhecimento do negócio – Por mais interessantes que as tecnologias pareçam para a equipe de TI, os argumentos técnicos não podem ser utilizados para justificar um projeto para a diretoria e as demais áreas da organização. Assim, os CIOs devem conhecer a fundo o negócio da companhia para entender como as iniciativas da sua área estão alinhadas aos objetivos da organização e quais os resultados práticos esperados.
“Um projeto de TI é um investimento como qualquer outro da empresa e, em muitas ocasiões, pode inclusive concorrer com as demais áreas”, afirma o gerente de sistemas da Basf no Brasil, Ricardo Crepaldi. “Uma reestruturação de parque tecnológico, por exemplo, necessita estar alinhada à necessidade de crescimento da empresa. Não faz mais sentido trocar só por trocar.”, acrescenta o executivo.
Capacidade de comunicação – No dia-a-dia das organizações, boa parte das atividades de TI passa despercebida pelos funcionários da companhia. Na realidade, o CIO e a sua equipe só são lembrados em situações negativas, como quando o sistema cai ou o computador para de funcionar. Com isso, a imagem do trabalho da área de tecnologia da informação fica prejudicada dentro das organizações. E o pior, essa percepção chega até o board da companhia, o que reflete diretamente no humor de investimentos em novos projetos.
Gestão de pessoas – Os resultados da área de TI também estão diretamente relacionados à capacidade que o CIO tem para recrutar, reter e desenvolver seus colaboradores. Essa capacidade de gestão e motivação das equipes é essencial a qualquer profissional em posição de liderança, mas tende a ser ainda mais crítica na TI, uma vez que trata-se de um setor no qual faltam pessoas capacitadas e, portanto, a retenção de talentos é essencial.
Perfil inovador – Quando buscam um profissional para ocupar a posição de CIO, as empresas buscam pessoas com postura voltada à inovação, de acordo com a diretora de TI e Telecom da consultoria brasileira de recrutamento de executivos Fesa, Ana Luiza Loureiro Segall.
Conhecimento técnico – Um levantamento realizado pela consultoria norte-americana Diamond Management & Technology apontou que um dos pecados que o CIO comete é distanciar-se do conhecimento técnico. De acordo com o estudo, sem essa habilidade, o profissional não consegue saber como o departamento de TI pode contribuir com as demais áreas da organização e não consegue liderar sua própria equipe.

Unknown disse...

1. Apresente exemplos de impactos que a tecnologia da informação já causou nos negócios atuais e reflita sobre impactos no futuro;

O surgimento da Tecnologia de Informação possibilitou uma desseminação maior das organizações, pois estas passaram expor seus produtos e serviços por todo o mundo, através da rede de informática (a internet),e consequentemente, bareteando o seu custo. Mas o impacto da TI nas organizações, foi muito além disso, no interior da organições ela causou mudanças desde à admninidtração até o layout da empresas, como: aumento no número de máquinas; ateração no modo de trabalho; exigência de qualificação de trabalho; facilitou o armazenamento do banco de dados das empresas; modificou o modo de trabalho manual para o eletrônico, garantindo a redução de custos e qualidade no produto final; viabilizou o contato mais rádido e eficaz com os fornecedores e clientes, enfim, facilitou o desenvolvimento das organizações. A cada dia que passa as tecnologias mudam e nos surpreende, sendo assim é praticamente impossível falar com clareza quais os impactos que ela continuará causando.

2)Identifique negócios que só existem hoje em dia por conta da revolução da TI;

A Tecnologia de Informção tornou imprescindível na vida humana, devido a este conjunto de ferramentas tecnológicas, o homem conseguiu ganhar o mundo através da rede de infomática, ou seja, a educação, por exemplo, com ensino à distância, via satélite e via internet, proporciona cursos superiores e de graduação às pessoas, sem que estas saiam de casa. Pode acrescentar ainda as lojas on-lines; bibliotecas virtuais; jogos; a robótica, entre outras utilidades. De uma maneira geral a TI é um leque de técnicas e conhecimento que facilita a vida humana.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Respostas:

1.
A finalidade da tecnologia da informação nas organizações é a competitividade e o fornecimento de um poderoso recurso para a criação e sustentação da vantagem competitiva para as organizações; além de agregar outros aspectos, como: redução de custos, agilidade na tomada de decisão, aumento de proatividade, e etc.
Há uma grande expectativa nas aplicações da TI, criando assim alternativas de investimento em novas tecnologias, e surgindo também a necessidade de alinhar a estratégia de TI com a estratégia do negócio.
Futuramente os impactos de TI estão incorporando a função de agente de desenvolvimento e definição de estratégias. E para atender a essas necessidades o modelo de sistema de informação das organizações deve ser mais abrangente, flexível e completo.

2.
- Comércio eletrônico ( lojas on-line);
- Sites de entretenimento e pesquisa,
- Educação à distância (graduação, cursos, e etc.)
Esses são os principais entre outros serviços que são oferecido pelas empresas, que se tornou possível através da adoção de tecnologia de informação nas empresas, que tem finalidade de tornar melhor e mais prática a vida dos “usuários”.

3.
Dificilmente conseguirá sobreviver no mercado à empresa que é rica em tecnologia da informação, mas que não tem competência para lidar com as informações disponíveis e não sabe gerenciá-las. É nessa situação que entra o administrador, que precisa de algumas qualificações, entre essas competências se destacam algumas, que são: o conhecimento do negócio, a capacidade de comunicação, a gestão de pessoas e o perfil inovador.

Por: Camila Lopes
Serra Talhada, 21 de março de 2010
FSI - Bach. em Administração - 3º Período
UFRPE- UAST

Steffanie Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O impacto da TI nas organizações


Com as inovações tecnológicas, o alto investimento das empresas em modernização, a procura por soluções inteligentes, como a alta competitividade do mercado em geral, tornam fundamental a adoção de ferramentas, soluções e produtos que dêem destaque a empresa nesse mercado tão competitivo. Porém a rápida adoção dessas soluções pode gerar diversos problemas, como compra de aquisições e produtos desnecessários, o crescimento desordenado nos setores, dentre outros.
Um exemplo é a Xerox, segundo CASTANHEIRA e NETZ (1995), “Durante os anos 80, líder folgada em seu setor (fabricante de copiadoras), perdeu fatias de mercado para os japoneses como a Canon e a Sharp. A reação veio na forma de benchmarking dos concorrentes e na reengenharia de suas operações. Essas iniciativas estancaram a sangria de sua participação no mercado, ma foram insuficientes para recuperar o terreno perdido. Só então sua estratégia foi regenerada.
A Xerox deixou de se ver apenas como um fabricante de copiadoras e passou a assumir o slogan “the document company”, ou seja, uma empresa especializada em processamento de documentos. A demora nessa reinvenção custou muito a Xerox. A empresa fora uma das pioneiras na criação de computadores pessoais, do fax e do mouse. Não soube aproveitar nenhuma dessas oportunidades, seu foco era demasiadamente fechado nas copiadoras.“O interesse em novidades era praticamente nulo”, disse Carlos Salles, presidente da subsidiária brasileira Xerox.”